terça-feira, 5 de abril de 2011

Desafio de férias...2/29



Oi lindas!!! Estão todas bem né? 

Hoje o dia não foi como eu gostaria em relação  à RA e à AF mais valeu...nada como um dia após o outro...

Mas, estou feliz por que pude resolver muitas coisas pendentes...

Amanhã será um dia novinho...vamos fazer tudo certo?

Mas , mudando de assunto...

Todos nós sabemos do problema da obesidade existente hoje no Brasil. Mas as questões principais são: Por que nos tornamos gordos? Por que não conseguimos nos alimentar de forma correta e saudável? Por que isso é tão difícil? 

É lógico que as respostas para essas perguntas podem ser variadas, mas o que mais me chama a atenção quando me deparo com elas é o fato de, na maioria dos casos, essa dificuldade de se alimentar corretamente vir desde a infância. 

Não podemos deixar que isso continue ocorrendo, não permitiremos que nosso filhos tenham problemas com distúrbios alimentares. Pra que isso não aconteça, precisamos estar bem informados quanto à maneira de lidar com a alimentação infantil. Segue abaixo algumas dicas retiradas de uma matéria sobre alimentação e nutrição infantil (http://www.obesidadeinfantil.org/alimentacao-infantil/habitos-alimentares-correctos.php)

Fique então com algumas dicas para contornar as exigências das crianças e conseguir uma alimentação infantil saudável:
  1. Dê aos seus filhos refeições nutritivas. Não se preocupe com a quantidade que ele ingere. É a qualidade dos alimentos que importa, não é a quantidade de alimentos que ela ingera que proporciona à criança uma boa alimentação infantil.
  2. Ingerir demasiados líquidos pode reduzir o apetite da criança e isso prejudica a alimentação infantil. Limite a ingestão de líquidos uma ou duas horas antes da refeição.
  3. Satisfaça os seus filhos servindo deliciosas sobremesas à base de fruta. Aprenda novas receitas de sobremesas com diversas combinações de frutas, com muitas cores, e ganhe mais um ponto na alimentação infantil da sua criança.
  4. Evite que a sua criança lanche mais do que duas vezes por dia e cinja-a a horários de refeições. Os horários são importantes, seja o mais rigoroso possivel, relativamente a este ponto.
  5. Lide com as situações frustrantes com paciência, atitude positiva e firmeza. Não seja agressivo ou emocional. Por vezes as crianças são “saturantes”, mas tenha paciência, afinal trata-se da sua criança e de lhe porporcionar uma alimentação infantil saudável.
  6. Ofereça à sua criança ou adolescente alguma escolha na questão dos alimentos, e sirva-lhe pequenas porções de cada vez.
  7. Tente servir refeições apelativas, tais como vegetais cortados em formas divertidas, decorando com ketchup ou ervas, isto dá muito resultado. E os vegetais são alimentos muito importantes na alimentação infantil.
  8. Torne a refeição um momento relaxante e agradável, livre de conflitos familiares, tensões e distracções, tais como a televisão. Torne-a um evento familiar importante. Tentar desfrutar enquanto come uma refeição, isto transmite à criança uma sensação de prazer enquanto come e com certeza conduz a uma alimentação infantil mais saudável.

6 comentários:

Bethynha disse...

pois eh..precisamos educar nossos filhos a comer bem..
nao quero que meus filhos sofram tudo o que eu to sofrendo com esses problemas com compulsao..
eu vou me curar e vou poder ensinar eles a comerem bem..
adorei essas dicas
bjos e otyma quarta

Nanda disse...

Eu estou tentando educar meu filho!
Então, eu consumo pouca calorias devido a meu cortisol em excesso no sangue, então não posso passar de 1000 calorias o dia.
Beijos

Andressa disse...

oi!!

Infelizmente vivemos num mundo em que a mídia ensina que o que dá sabor à comida é a gordura, o sal e o açúcar. Desde pequenos estamos ligados a isso e quando vemos que isso é errado e maléfico, temos que mudar nossa rotina e toda a alimentação. Não tenho filhos, mas já estou me preparando para dar a ele uma melhor alimentação.

Uma linda quarta pra vc!!

Alexia disse...

ótima matéria!!!
Bjus

Euzinha ....... disse...

Adorei a matéria ............. realmente temos que cuidar de nossos filhos para cortar o mal da obesidade pela raiz ......

Beijus Paty

Juli_BlogosferaLight disse...

Oi querida!
To passando aqui para confirmar o seu cadastro na Blogosfera Light! \o/
Dentro de algumas horas seu blog aparecerá em nosso diretório!

Beijos
Juli